É possível melhorar a memória na terceira idade?

Há Por Anônimo as 16:21 - 10/08/2020 Melhor Idade

Todo mundo já ouviu falar que praticar exercícios físicos regularmente é essencial para manter o organismo saudável ao longo dos anos. Mas a memória, você sabe como ou se é possível exercitá-la? Com o passar dos anos, é comum que o raciocínio e a memória fiquem mais lentos. Por isso, para os idosos, assim como com o corpo, desenvolver atividades que estimulem o cérebro é indispensável para manter a saúde mental em dia.

O lado bom, é que simples atividades do dia a dia têm grande contribuição nesses casos.

Confira algumas dicas de exercícios e práticas para melhorar a memória:

Jogos de concentração

Os tradicionais jogos de quebra-cabeça, da memória e as palavras cruzadas também são ótimos aliados da memória. Além de ajudar na concentração, as atividades atuam como uma ginástica cerebral, uma vez que exigem diferentes habilidades como associar imagens, por exemplo, entre outras funções do cérebro. Por isso, nesses casos, a dica é escolher a prática que mais agrada o idoso e começar a jogar.

Vida social

Pode até parecer simples, mas sair com os amigos, estar com a família ou fazer parte de grupos voluntários, são atividades que podem fazer toda a diferença na memória do idoso. Isso porque manter uma vida social ativa é fundamental para a boa memória, uma vez que as interações e relações interpessoais estão diretamente ligadas à qualidade do desempenho cognitivo. Por isso, mesmo que na terceira idade as pessoas tendem ao isolamento, é importante estimular as conexões.

Relembre seu dia e outras cenas

Essa é uma dica simples, mas que pode fazer diferença. Relembrar, antes de dormir, como foi seu dia, a ordem das atividades que foram feitas, os lugares que visitou, as pessoas com quem conversou e as cores das suas roupas, e o que comeu, também atua como um estimulante do cérebro. Além disso, é possível fazer o exercício com outros cenários, como uma detalhar uma vitrine, um quadro ou relembrar histórias.

Use mais o cérebro
Indiscutivelmente, as tecnologias, como tablets e celulares, vieram para auxiliar e facilitar nosso dia a dia. Ainda assim, para manter a mente ativa, uma ótima dica é, quando possível, deixar esses aparelhos de lado e usar apenas a cabeça. Por isso, durante o dia, treine para resolver alguns cálculos matemáticos, por exemplo. Assim, as somas e multiplicações que precisamos resolver no cotidiano, podem ser feitas sem o auxílio da calculadora, o que é um ótimo treino para raciocínio e memória.

Praticar exercícios físicos

A famosa recomendação de exercícios físicos regulares também vale nesse caso. Além de melhorar as funções cardiovasculares e o fluxo de sangue que vai para o cérebro, a prática contribui para o crescimento dos neurônios,  desenvolvendo mais a região do hipocampo, responsável pela memória. Por isso, para que o cérebro esteja em pleno funcionamento, é preciso exercitar, também, o corpo.

No caso dos idosos, além de caminhadas, a dança e até o teatro podem ser ótimos aliados. Isso porque a prática não apenas exercita o corpo como também a memória, já que as atividades requerem treino de memorização de falas, movimentos e coreografias.

Em caso de dúvidas, procure seu médico. Lembrando que idosos/pessoas acima de 55 anos podem participar do Clube da Melhor Idade Nissei. Além de descontos em produtos, quem faz parte do clube tem outros benefícios exclusivos. Para saber mais, entre em nosso portal e conheça nossos serviços.