Alongamentos para a terceira idade

Há Por Anônimo as 16:39 - 12/08/2020 Melhor Idade

Com parques e academias ainda fechados, listamos alguns simples exercícios de alongamento que podem ser feitos em casa pelos idosos

Estar em casa não significa que os exercícios físicos devam parar, muito pelo contrário. Mesmo durante o período de isolamento, alongamentos e outras atividades continuam sendo uma das principais recomendações e, no caso dos idosos, não é diferente. Além de aliviar dores, são excelentes aliados para quem sofre com doenças cardiovasculares, hipertensão ou diabetes, contribuindo, ainda, para manter a qualidade da saúde mental.

Pensando nisso, listamos alguns alongamentos simples para a terceira idade realizar durante a quarentena, enquanto academias, passeios no parque e caminhadas continuam suspensos.

Para fazer sentado

Group of seniors doing exercises with nurse in the retirement house

Para esses exercícios, em primeiro lugar é importante escolher uma cadeira sem rodinhas, para que o idoso tenha mais estabilidade durante as atividades. O primeiro movimento consiste em colocar as duas mãos para trás da cabeça e permanecer por um período de um minuto. Os pés devem encostar no chão e a coluna deve estar ereta na cadeira.

Já para trabalhar a parte inferior, ainda sentado, levante ambas as pernas, esticando-as. Após o exercício, na mesma posição e com o auxílio de uma bola ou travesseiro, coloque o objeto entre as pernas, apertando-o. O movimento pode ser repetido dez vezes, com dez segundos de duração em cada uma.

Caminhadas

Active man holding a bottle of water

Para quem tem um terreno ou uma casa com espaço, pequenas caminhadas durante o dia são fundamentais melhorar a circulação e ajudar na prevenção de doenças. Elas podem ser feitas na sala, ao redor de uma mesa ou em pequenos circuitos pela casa, por um período de 20 a 30 minutos por dia — podendo ser fracionado em tempos menores.

Além disso, para quem não tem espaço, é possível andar sem sair do lugar. Conhecida como marcha estacionária, essa modalidade consiste em levantar os joelhos alternadamente até a altura da cintura, simulando uma caminhada. Os benefícios e recomendações de tempo são os mesmos para a caminhada convencional.

Parte inferior

Senior runner doing stretching on a cold winter morning

Para trabalhar a panturrilha e os membros inferiores, alguns simples exercícios apresentam grandes resultados. Utilizando o peso do próprio corpo e com os pés levemente separados, levante lentamente os calcanhares, ficando com a ponta dos pés no chão, e depois retorne. A atividade pode ser repetido mais de uma vez. Para o segundo exercício, o movimento será ao contrário. Com os pés no chão, flexione lentamente as pernas para baixo e depois retorne.

Além disso, o simples ato de sentar e levantar algumas vezes repetidamente também atua como um fortalecedor da coxa. Nestes casos, é importante que a cadeira não tenha rodinhas e que o processo seja feito de forma lenta, para que não cause tonturas. Ainda vale lembrar que, em todos os casos, é importante estar apoiado em alguma superfície, evitando, assim, quedas durante a atividade.

Para as mãos

Hospital patient holding a grey, spiked rehabilitation ball in her right hand during physiotherapy

Os músculos da mão também precisam ser fortalecidos e, para isso, bolinhas de meia, de tênis ou de outros materiais com maleabilidade, são ótimos auxiliares. Com a bola em mãos, o exercício consiste em apertar a soltar o objeto repetidas vezes, trabalhando, assim, todas as articulações.

Para respiração

Cropped shot of a senior couple practising yoga together indoors

Esse exercício pode ser feito sentado ou então deitado, sendo extremamente simples. Em sua posição de preferência, inspire pelo nariz por cerca de quatro segundos. Segure o ar por dois segundos e, após isso, solte o ar pela boca lentamente.

Ainda vale lembrar que, antes da realização de qualquer atividade física, é importante que o idoso busque fontes seguras de orientação para os exercícios. Além disso, estar bem alimentado e hidratado, e escolher um local seguro para as atividades, também é fundamental para evitar tonturas ou quedas.Em caso de dúvidas, procure seu médico. Idosos/pessoas acima de xx anos podem participar do Clube da Melhor Idade Nissei. Além de descontos em produtos, quem faz parte do clube tem outros benefícios exclusivos. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse nosso site.