Dores nos seios: o que pode ser?

Há Por Anônimo as 11:43 - 4/09/2019 Beleza

Para muitas mulheres, uma sensibilidade pode fazer com que algo tão simples quanto descer uma escada seja fonte de dor. Conhecida como mastalgia, a dor nas mamas é o principal motivo de procura por mastologistas – especialidade médica dedicada ao estudo das glândulas mamárias.

Sem restrição de idade, esse tipo de dor atinge cerca de 70% das mulheres, de acordo com Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Ela é mais frequente em quem tem seios mais volumosos e pode ser classificada em dois grandes grupos: o da mastalgia cíclica ou acíclica.

A dor cíclica é a responsável por aproximadamente 80% dos casos e acontece periodicamente, já que está associada ao ciclo menstrual. Ela ocorre principalmente no período pré-menstrual, devido às flutuações hormonais. O aumento da progesterona faz com que os vasos das mamas se dilatem mais, acumulem mais líquido e fiquem mais sensíveis.

Quando a dor não tem relação com o ciclo menstrual ela é chamada de acíclica. Nesse caso, as origens possíveis são muitas: dor muscular, relacionada ao esforço físico; doenças benignas da mama relativamente comuns; irregularidades hormonais; e inflamações e infecções (mastites), mais comuns na gravidez.

Um temor comum entre as mulheres que procuram cuidado médico por causa de dores nos seios é o câncer de mama. Porém, ele é associado à mastalgia em menos de 1% das vezes, já que o câncer de mama geralmente não dói ou só causa dor quando a doença já está muito avançada.