Comum entre as mulheres, câncer de mama apresenta maior taxa de mortalidade

Há Por Anônimo as 17:37 - 8/04/2020 Beleza

Dia Mundial de Combate ao Câncer ocorre no dia 08 e busca conscientizar sobre cuidados preventivos; autoexame e diagnóstico precoce são fundamentais para cura da doença

Enfrentar o câncer não é uma tarefa fácil. Para 2020, a expectativa é de que mais de 625 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com o objetivo de conscientizar a população quanto a importância do diagnóstico precoce, é celebrado em 8 de abril, esta quarta-feira, o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

No caso das mulheres, o câncer de mama é o que requer maior atenção: mais comum entre o gênero, depois do câncer de pele não melanoma, a doença foi responsável pela morte de quase 17 mil mulheres no país em 2017, estimativa mais recente do INCA. Para 2020, devem surgir mais de 66 mil novos casos. Mas não é preciso entrar em desespero, uma vez que conhecer o próprio corpo já é uma medida eficaz na identificação da doença.

Por isso, a principal recomendação é que, durante o banho, troca de roupas ou em outros momentos íntimos do dia a dia, as mulheres realizem o autoexame sempre que possível e estejam preparadas para reconhecer alguns sintomas: dor  nas mamas, mudança no aspecto da pele, secreção nos mamilos e nódulos no seios ou axilas são alguns dos sinais de alerta que devem ser observados.

Além disso, para mulheres com mais de 40 anos de idade, a indicação é que façam exames clínicos e, a partir dos 50 anos, realizem o rastreamento, que consiste na realização de exames periódicos — como a mamografia — mesmo que não existam sintomas. Isso porque, ainda que apresente o maior nível de mortalidade entre mulheres, o câncer de mama possui altas taxas de cura quando detectado precocemente.

Como fatores de risco estão o sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, exposição frequente a raios-x, uso de contraceptivos hormonais, além do histórico familiar, correspondente a apenas 5% a 10% do total de casos. Por isso, como forma de prevenção, a dica é manter um estilo de vida saudável: uma alimentação balanceada, atividades físicas regulares e manter o peso adequado, podem reduzir significativamente o risco de desenvolvimento do câncer.

Em caso de dúvidas, consulte seu médico. Na Farmácias Nissei você conta com medicamentos e diversos outros produtos a ótimos preços para manter o cuidado com a sua saúde e seu corpo sempre em dia, além dos benefícios e descontos exclusivos para associados do Club da Mulher. Para mais informações procure uma unidade mais próxima e/ou acesse nosso portal.